Dentro da complexidade dos elementos imanentes a uma  obra arquitetônica, o aspecto enfocado por mim no presente trabalho é o de apresentar uma leitura específica de aspectos exteriores de edificações projetadas por Fernando Peixoto, leitura esta comprometida prioritariamente com um produto final – as ilustrações de um livro – utilizando com liberdade os recursos de computação, objetivando a expressividade e a unidade formal.

A presença de Fernando Peixoto nas diversas etapas do processo do tratamento digital das imagens legitimou ainda mais a minha tarefa, estabelecendo uma saudável cumplicidade com o arquiteto e a equipe do seu escritório, fortalecendo a imprescindível ligação entre o projeto arquitetônico e o projeto gráfico. Devo destacar que grande parte das imagens finalizadas foi trabalhada a partir de fotografias convencionais pertencentes ao acervo do escritório do arquiteto, cujo autores vão relacionados neste livro.

O conjunto das imagens finalizadas constitui uma visão muito particular da obra de um arquiteto. Sinto0me como o curador desse trabalho além de ser o responsável pela execução da maioria das interferências efetuadas nas imagens, uma visão, volto a repetir, muito particular e subjetiva, comprometida com as implicações inerentes à transposição da linguagem – de uma obra arquitetônica para um livro de imagens – expressa através do repertório tecnológico dos processos de computação gráfica.

Sílvio Robatto




Leave a Reply.